Casa Escondida

22:01

Conhece a Casa Escondida? Tão escondida que passa quase totalmente despercebida, tão escondida que talvez nunca tenha reparado na sua existência, tão escondida de todos, da cidade, tão escondida quanto misteriosa e é esta a sua maior graça. 

Escondida entre duas igrejas conta com mais de 250 anos de história. É entre a Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas que se encontra tendo servido de residência a muitos padres, artistas, sacristães. Já tive a oportunidade de partilhar aqui no blogue que uma das minhas zonas preferidas da cidade é o largo onde fica esta casa. A Praça de Gomes Teixeira, mais conhecida popularmente como a Praça dos Leões. 

As divisões da casa são bastante maiores quando comparadas com a largura da fachada da casa e apesar de pequenas conseguem surpreender.

Uma das curiosidade mais interessantes desta casa é que foi, também, aqui que em reunião secreta se decidiu que os soldados franceses, durante as Invasões Francesas, seriam tratados no hospital que pertencia a esta ordem: o Hospital da Ordem do Carmo. 

Esta não terá sido a única reunião secreta da Casa Escondida. Serviu, também, de lugar para reuniões durante as Guerras Liberais, durante o Cerco do Porto e durante a perseguição às Ordens Religiosas depois da proclamação da República. Não há dúvida nenhuma de que a escolha do lugar para estes encontros secretos foi a mais acertada. 








You Might Also Like

0 comentários

Subscribe