Casa da Lã

20:30

Esgadelhar, cardar, fiar, torcer, ensarilhar: tanto sobre a arte de fazer lã. São imensos os nomes que dão vida a este processo e a este trabalho, são algumas ainda as pessoas que se encontram para dar vida a esta arte e que garantem a sua continuidade. Para quem acha que já desapareceu, para quem acha que as fábricas vieram para substituir tudo, bem, eu diria que ninguém substitui uma vontade destas, são senhoras que se reúnem para eternizar os segredos da lã. 

A Casa da Lã na aldeia de Bucos, situada no Município de Cabeceiras de Basto, é o lugar onde encontramos a arte caseira de fazer lã. Neste lugar é-nos dada a possibilidade de conhecermos a história desta arte, de desvendarmos todos os nomes que nos são estranhos, de conversarmos com as senhoras que sabem disto melhor que ninguém, e até mesmo para comprarmos camisolas, meias e mantas acabadinhas de tecer, ali mesmo, ao nosso lado.  

Vale a pena uma visita principalmente no dia em que as senhoras que melhor e mais sabem estão em frente aos teares. Venham ver, venham prontos para uns bons dedos de conversa e aproveitem para conhecer, também, a Quinta do Rapozinho que fica a poucos minutos de carro. Foi quem me trouxe até aqui. 










You Might Also Like

0 comentários

Subscribe