Castelo de São Jorge

16:39

Sabia que ia valer a pena. Quando soube que ia a Lisboa ter com a Inês e que íamos ter o fim-de-semana inteiro para o passeio pensei logo no Castelo de São JorgeA fortificação foi construída pelos muçulmanos no século XI. Mais tarde, após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147, o castelo ocupou o mais central lugar da vida cortesã da cidade, era aqui que o Rei, a Corte e o Bispo eram acolhidos. Durante o domínio filipino o castelo adquire um carácter funcional mais militar que permanece até ao início do século XX. 

De cá de cima a vista é deslumbrante, uma vista imensa da cidade, até ao rio num sem número de ruas, casas, edifícios. Daqui tive a sensação de que a cidade não me escapava, como se de um só lugar fosse possível encontrá-la. Tenho, também, a certeza de que não serei a única a pensar assim, até porque as pessoas não escondiam a admiração quando debruçavam os olhos sobre Lisboa. Pudera, estávamos todos lá para o mesmo. 

Mais uma vez, até porque já o disse algumas vezes aqui no blogue, gosto especialmente quando encontro portugueses nas minhas visitas. É sinal de que não nos cansamos de conhecer Portugal. Por isso, encontrar portugueses numa das grandes atracções da capital foi uma boa surpresa. Começa a ser raro no meio de tantos turistas estrangeiros. E o que queremos é um país que se quer conhecer mais e melhor, que não se cansa de descobrir tesouros, que sai de casa e vem comigo para a rua. 












You Might Also Like

0 comentários

Subscribe