Portugal dos Pequenitos

21:51

O Portugal dos Pequenitos fica no largo do Rossio de Santa Clara em Coimbra e surgiu em 1940. A iniciativa deve-se ao professor de medicina Bissaya Barreto e o projecto arquitectónico a Cassiano Branco.

Pensar no Portugal dos Pequenitos faz-me ter metade dos meus vinte anos. E estou a brincar sem me cansar e a sonhar todos os dias, a viver um país que é meu, com a sua cultura, os seus monumentos e tudo o que torna o seu nome grande e vivo. Portugal: mas desta vez feito para os pequenitos, para que estes o possam conhecer e entender melhor, para que possam, também, ensinar ao país a alegria de se ser pequeno. E porque ainda o sou, passeio pelo parque. Passeio pelos muitos monumentos de Lisboa que abraçam os das outras regiões do país, passeio por Coimbra e descubro a sua Universidade e espreito pelas janelas das típicas casas regionais que enchem Portugal de norte a sul. Viajo para os Países de Língua Oficial Portuguesa, para Timor, para a Índia e para Macau. E, agora, estou com o mar nas mãos a explorar as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Não me canso desta viagem, não me canso do tesouro que é a minha língua e as minhas raízes e, por isso, sigo caminho, mar fora e estrada fora, pelo tempo a viajar. 

O Portugal dos Pequenitos espelha o meu país, o de todos, este que também se faz pequeno e simples, espontâneo e genuíno, tal como todas as crianças que correm e saltam, livres como pássaros a voar e a pintar o céu com mil cores.

















You Might Also Like

0 comentários

Subscribe